Um importante passo foi dado pelo Governo Brasileiro através do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI). O grupo aprovou um plano que tem como objetivo reduzir significativamente o tempo de concessão de patentes no Brasil. A medida visa estimular a inovação e proteger os direitos de propriedade intelectual de inventores e empresas.
Atualmente, o Brasil é conhecido por ter processos lentos de análise de patentes, o que pode desestimular investimentos e inovações. Com a implementação deste plano, espera-se que a média de tempo para a concessão seja reduzida, beneficiando especialmente startups e pequenas empresas que dependem de um ambiente ágil para desenvolver suas ideias.
A proposta inclui recursos para modernização do sistema de patentes e a melhora da infraestrutura tecnológica envolvida nos processos de análise. A expectativa é que, com isso, o Brasil se torne um país mais competitivo em inovação, alinhando-se a economias desenvolvidas que já possuem sistemas mais ágeis.
Fonte: EBC – Empresa Brasil de Comunicação